Esta foto mostra a Rua Avaí praticamente toda demolida devido as obras para a abertura e construção da primeira Perimetral, Av. Loureiro da Silva.
Na imagem ainda podemos ver seu traçado original. Ela começa na Av. João Pessoa, mas seguia até a Rua João Alfredo (n°6).
No largo Zumbi (n°5) também existiam casas, e algumas ainda aparecem na direita, sendo estas casas situadas na Travessa do Carmo (n° 7). Neste quarteirão do Largo Zumbi e Travessa do Carmo só não foram demolidos os prédios mais altos, que aparecem na parte inferior direita da foto.
Na esquerda do n°6 aparece uma parte antiga da Rua João Alfredo. Antes da abertura da Av. Borges de Medeiros, a João Alfredo começava na frente da Ponte de Pedra, onde fazia uma esquina com a Rua Coronel Genuíno, que também chegava até ali. Com a abertura da Borges, aquele trecho foi demolido e décadas depois, com a construção da Perimetral, mais uma parte veio abaixo. E assim ela ficou como é hoje, começando ao lado da Perimetral, onde ficava a antiga esquina com o final da Rua Avaí (n°6).
A título de curiosidade, a única coisa que sobrou deste trecho da Rua Avaí que foi demolido é o piso daquele prédio na direita do n°6. Quem passar por ali pode ver, olhando para o chão ao lado da calçada, antigos paralelepípedos que foram cobertos pelo asfalto colocado no Largo Zumbi. Este local fica exatamente ao lado de um semáforo da Perimetral.
Como a Perimetral atravessaria a Rua Sarmento Leite, um trecho desta rua também foi demolido, ao lado da antiga sede da Carris, que também foi demolida (n°8). Na frente da antiga Carris atualmente está o Viaduto Imperatriz Leopoldina.
A Perimetral foi finalizada no início da década de 1970, então esta foto deve ser do final da década de 1960.
Autor desconhecido.
Edição e cores digitais: Martin Flores.
Comentários
Postar um comentário