O dilúvio do Arroio Dilúvio - 1941



Em 1941, devido à grande quantidade de chuvas que caiu sobre o estado, aconteceu a famosa enchente em Porto Alegre e o Arroio Dilúvio transbordou.

Mas não era preciso chover um mês inteiro para o riacho transbordar. Alagamentos eram comuns depois de temporais, principalmente na Ilhota, local que ficava à esquerda desta ponte, a ponte do Menino Deus, também conhecida como Ponte Velha. Isso mostra que o nome "Dilúvio" não veio por acaso.

Mas na época da foto, devido ao Guaíba ter subido muito, o alagamento foi maior. Como não existia o aterro, o Guaíba chegava até Av. Praia de Belas, então é bem provável que essa água toda que aparece na imagem seja uma junção das águas do arroio, que vinha pela esquerda da ponte, com as do Guaíba, que inundou tudo a partir da Av. Praia de Belas.

Esta ponte se localizava no início da Av. Getúlio Vargas, avenida que pode ser vista mais ao centro da imagem. Atrás do fotógrafo estava a esquina da Av. Venâncio Aires com o antigo final da rua João Alfredo, mais precisamente em frente ao Restaurante Copacabana. Antes de ser canalizado, o arroio Dilúvio passava por ali e seguia paralelo à rua João Alfredo, conhecida como Rua da Margem, até passar pela Ponte de Pedra.

Já existiam planos de canalizar o arroio por causa dos frequentes alagamentos, mas foi após acontecer a enchente de 1941 que estes planos foram efetivamente colocados em prática.

Autor desconhecido.
Edição e cores: Martin Flores
Acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo 511f.

Comentários