A canalização do Arroio Dilúvio - 1950

 



Esta foto de 1950 mostra a primeira parte da canalização do Arroio Dilúvio, que começou na década de 1940 partindo da Av. Praia de Belas em direção ao interior da cidade. Nesta época ainda não existia o aterro, então o Guaíba chegava até a Av. Praia de Belas.
A marca escura é uma parte do avião que apareceu na foto.

Observe que o canal está pronto só entre a Av. Praia de Belas (n°1) e a ponte da Av. João Pessoa (n° 6).

Também é possível ver a região da antiga Ilhota (n°4), que ficava entre a Av. Getúlio Vargas e a Av. Érico Veríssimo, avenida que na época da foto ainda não existia. Um dos motivos da canalização do riacho foi o fato daquela região sofrer muitos alagamentos cada vez que chovia mais forte, pois logo após passar da ponte da Azenha o riacho fazia algumas curvas por aquela área, antes de chegar na Rua João Alfredo (n°9) e seguir até o Guaíba, após passar pela Ponte de Pedra.

Na região da Ilhota também chegava o Arroio Cascatinha, vindo do sul, e a cada chuvarada era um caos para quem morava por ali, o que mostra que o nome Arroio "Dilúvio" não surgiu por acaso.

Outro lugar interessante que aparece é o antigo final da Rua João Alfredo (n°9), que naquele trecho teve o lado esquerdo demolido para a abertura e construção da Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, na década de 1970.

Naquela época a Rua Jacinto Gomes (n°11) se encontrava com a Rua Gomes Jardim (n°8), mas com a canalização do arroio esta ligação foi cortada e assim permanece até hoje.
Foto de 1950.

Autor desconhecido.
Acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo 497f.
Edição e cores: Martin Flores.




Comentários