Na esquerda podemos ver um bonde que fazia a linha Menino Deus, e no centro da foto, à direita da charrete, onde dois homens caminham, está a esquina da Av. João Pessoa com a Rua Avaí.
Era uma esquina bastante estreita porque naquela época ruas transversais como a Avaí, assim como muitas ruas do Centro que cruzavam as ruas principais como a Andradas e Riachuelo, eram bem estreitas, muito antigamente sendo chamadas de "Becos".
O interessante é que o nome dos becos sempre estava relacionado a algo referente ao próprio local ou a alguém que por ali morava.
Por exemplo, a Rua 24 de Maio era chamada de Beco do Jacques, pois ali morava o escrivão de ausentes Francisco Jacques Nicós.
"A rua Avaí era conhecida como Rua da Fonte, pois desembocava na Várzea diante de uma das primeiras fontes da Vila. Entretanto, o nome consagrado pela população foi Beco do Firme, pois na esquina voltada para o norte e o nascente, olhando para a Várzea e para a nova ruela, existia a residência de Antônio Francisco Firme, que foi uma das requisitadas para abrigar a comitiva do Imperador Pedro I, quando este veio a Porto Alegre, em 1826."
Como existia esta fonte próxima da rua Avaí, a 24 de Maio era um caminho muito usado pelo pessoal que vinha da Rua Duque de Caxias para descer até a fonte.
Mas o que muita gente não sabe é que seu primeiro nome como "Rua" foi Rua Bento Gonçalves, estabelecido em 1879. Décadas mais tarde, em 1942, o Prefeito José Loureiro da Silva realizou obras de alargamento e embelezamento da Rua 24 de Maio, construindo a conhecida escadaria que permanece até hoje.
Já a Avenida João Pessoa sempre foi larga, gerando grande contraste com as ruas transversais como a Rua Avaí e a antiga Rua 3 de Novembro (André da Rocha), principalmente antes destas ruas serem alargadas.
Esta imagem é um detalhe ampliado de Foto de Virgílio Calegari. Acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo 60f.
Cores digitais
Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1992
Site Viva o Centro, da Prefeitura Municipal.
Comentários
Postar um comentário