Foto da Avenida Borges de Medeiros na época em que ainda era a Rua General Paranhos. Foi feita na Coronel Genuíno e mostra o final da rua, perto da ponte de pedra.
Quem poderia imaginar que a movimentadíssima e larga Avenida Borges de Medeiros um dia foi uma travessa e um "beco"?
Pois antes de ser a avenida que conhecemos, a Borges era uma rua chamada General Paranhos, e era bem estreita, como vocês podem ver na foto. Ela começava lá na Rua Andrade Neves, subia até a Duque de Caxias e descia de forma bem íngreme até que terminava na Rua Coronel Genuíno, perto da ponte de pedra. Podemos ver esta descida na foto, bem como a esquina que ela fazia com a Cel. Genuíno.
Durante seu percurso, vindo desde o centro, chegou a ter três apelidos: Beco do Freitas, Beco do Meireles e Travessa do Poço. Mesmo já tendo seu nome General Paranhos desde 1871, a população continuava a chamar a rua pelos seus apelidos, já que existia uma fonte pública ou poço na altura da Rua Jerônimo Coelho.
Antes de virar uma avenida, a Rua General Paranhos foi alargada e escavada ou, citando o termo usado na época, foi "desterrada" para a construção do Viaduto Otávio Rocha, na década de 1920.
No decreto nº 96, de 12 de maio de 1927, podemos ler as palavras do próprio Otávio Rocha sobre o assunto:
"A abertura dessa Avenida é imprescindível para solucionar o problema do trafego de veículos, ligando o centro da cidade aos arrabaldes do quadrante sul; e
"Considerando que a abertura dessa via pública vem melhorar as condições de higiene da cidade e resolver interessante problema de estética urbana."
Mas além dos motivos viário e estético, tinha também a questão da segurança, porque houve uma época que Rua General Paranhos era foco de crimes e prostituição.
Mais tarde ela foi ampliada, com a demolição desta região da Cel. Genuíno que aparece na foto bem como uma parte do que era o antigo início da Rua João Alfredo, ao lado da ponte de pedra.
Hoje em dia a Av. Borges de Medeiros começa na Mauá e vai até a av. Padre Cacique.
Quem olhar atentamente a foto do meu post anterior sobre a Rua Coronel Genuíno vai poder ver esta esquina, bem no centro da imagem, à esquerda da rua.
Referências:
Site becodorosario
https://www.analuizakoehler.com/.../era-uma-vez-a-rua.../
Site da prefeitura sobre as ruas do centro.
http://lproweb.procempa.com.br/.../vivaoce.../default.php...
Não sei a data nem o autor da foto. Acho que deve ser no máximo de 1900.
As cores são digitais, mais edição com o Photoshop para chegar neste resultado
Comentários
Postar um comentário