Rua Avaí esquina Rua João Alfredo - 1960

 




Esta foto mostra o final da Rua Avaí, na época em que ela terminava na João Alfredo, provavelmente na década de 1960.

Ao lado esquerdo da legenda que coloquei, com o nome da rua Avaí, tem um prédio que era de uma empresa chamada Industrias Reunidas de Artefatos de Couro Ltda. No Decreto Nº 2508, De 06 de Junho de 1963, que é um dos muitos decretos que foram feitos para desapropriar os imóveis que seriam demolidos, a empresa é citada. Vejam:

"O Prédio nº 698 da Rua Avaí e respectivo terreno medindo 13 m 03 de frente à dita rua, por 8 m 10 de frente ao fundo, dividindo-se por um lado, com o imóvel das Indústrias Reunidas de Artefatos de Couro Ltda., e pelo outro lado com propriedade que é ou foi de Manoel de Mello."

Aproximando bem a foto pode-se ler o nome da empresa na fachada do prédio, acima das janelas e da porta.

Também é possível ver um pedacinho da calçada da rua Avaí, logo abaixo da última janela da direita deste prédio.

Analisando outras fotos parece que este foi o último prédio a ser demolido da Rua Avaí. Mesmo com a Perimetral já inaugurada ele ainda ficou ali por um bom tempo. Vejam isso na foto abaixo, no círculo vermelho na parte inferior direita da imagem.


Abaixo de onde está o número 2 da primeira foto parece ser um trecho onde passava o riacho. Atualmente ali é a rua Vereador Dilamar Machado.

Analisando outra foto de acordo com a antiga posição do prédio da Indústria de Couros, podemos ver onde, atualmente, ele se localizava (n°1) bem como onde está o antigo local exato do final da rua Avaí, praticamente onde está a sinaleira da Perimetral, quase na esquina com a Rua João Alfredo (n°2). O interessante é que, visto de cima pelo Google Maps, ainda sobrou um pequeno pedaço do local onde ficava o prédio das Indústria de Couros.


Então hoje em dia ainda existe um pedacinho da antiga calçada do final Rua Avaí que permanece "vivo", como mostra a quarta foto, indicada pela marcação "X", remanescente das transformações dessa rua que é uma das mais antigas de Porto Alegre. Porém o calçamento já não é o mesmo, com outras lajotas e marcas da modernidade.

Comentários