A imagem mostra a Avenida André da Rocha e as ruas Avaí, Sarmento Leite e Lima e Silva. Também a Igreja/Mosteiro N. Sra. do Carmo, em frente da qual a Rua Avaí seguia seu curso até a João Alfredo. Ao fundo, na esquerda, o Colégio Militar e a Redenção, que era chamada de Campo da Várzea.
Antigamente a área da Avenida André da Rocha era um local com casas bem simples, assim como as ruas em volta, que eram chamadas de Becos. A rua 24 de Maio, por exemplo, se chamava Beco do Jacques e a própria André da Rocha se chamava Beco do Oitavo, devido a proximidade com o Quartel do Oitavo Batalhão da Infantaria, que ficava no local da atual Praça Raul Pilla.
Mas então a prefeitura resolveu alargar as ruas, principalmente a Rua 3 de Novembro (hoje André da Rocha), "para melhor atender, futuramente ao trafego de veículos" e também para "higienizar", como mostra trecho do Decreto n° 116, de 20 de Dezembro de 1927:
"Considerando que a referida rua, pela exiguidade da sua largura e natureza de habitações, não apresenta condições higiênicas compatíveis com a sua situação Central."
Este outro trecho, de um decreto posterior (1930), dá uma ideia de que tipo de higienização se tratava:
"Alberto Bins, Prefeito do Município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, etc. etc. Considerando a conveniência de prevenir as constantes perturbações da tranquilidade pública, em consequência da reunião de desordeiros e da venda de bebidas alcoólicas nas ruas em que se acha localizado o meretrício; No uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica, e de conformidade com o Decreto nº 19.398, de 11 de Novembro do corrente ano, do Governo Provisório da República, DECRETA:
Art. 1º Fica vedado o estabelecimento e funcionamento de botequins, bares, cafés, restaurantes ou outras casas onde se sirvam bebidas, nas seguintes ruas: 3 de Novembro, Bento Gonçalves, Travessa Cruzeiro e S. João, bem como, a juízo da Prefeitura, nas quadras das ruas onde aquelas desembocam."
O Centro de antigamente, cheio de ruas estreitas e "becos" estava sendo transformado com ruas mais largas, calçadas, e melhor iluminadas.
Bento Gonçalves também foi um antigo nome da Rua 24 de Maio, e a Travessa Cruzeiro era a Travessa Tuyuty.
Rua São João era a atual Professor Freitas e Castro, na Azenha, que na época era um lugar em que, como escreve Eloy Terra no livro Ruas de Porto Alegre, "logo começaram a surgir ali botequins, tabernas, casas de jogo, espelunca de todos os tipos e esconderijos de marginais."
Em 1938, o Prefeito José Loureiro da Silva desapropriou as casinhas do Beco do Oitavo, implantando uma avenida de duas pistas, oficialmente denominada Avenida Três de Novembro. Finalmente, em 1952, a avenida teve seu nome alterado para Avenida Desembargador André da Rocha.
Autor desconhecido.
Data: 1888.
Edição e cores: Martin Flores.
Comentários
Postar um comentário