Foto da Av. Borges de Medeiros, feita de cima do viaduto Otávio Rocha, acho que logo depois de sua inauguração, que foi em 1932.
O detalhe interessante está no centro superior da imagem. Ali aparecem as casas da Rua Cel. Genuíno que existiam antes do prolongamento da Av. Borges em direção à Praia de Belas.
Seguindo o caminho desta rua, para a direita, se chega na ponte de pedra. E lá, na frente da ponte, a Cel Genuíno fazia esquina com o antigo início da Rua João Alfredo. Podemos ver como as casas vão até lá.
Quando a Av. Borges de Medeiros foi aberta porque, nas palavras de Otávio Rocha, "a abertura dessa Avenida é imprescindível para solucionar o problema do trafego de veículos, ligando o centro da cidade aos arrabaldes do quadrante sul", demoliram uma parte da Rua Cel. Genuíno e da João Alfredo, mas ainda sobrou uma parte desta rua indo, na esquerda da imagem, até a esquina da rua Avaí. Anos depois, com a construção da Perimetral, o que tinha restado da João Alfredo neste quarteirão também foi demolida junto com a rua Avaí e arredores (Largo Zumbi, por ex.) Então, atualmente, a João Alfredo começa na esquina da Perimetral, junto ao Largo Zumbi, mas ela era maior antigamente, quase emendando na Washington Luiz. Tanto é que os prédios demolidos na João Alfredo foram os de n° 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16, 18, 20, 22 entre outros.
O prédio grande e mais alto ao fundo é o Pão dos Pobres. E na Borges tem umas cinco pessoas caminhando, dois bondes e, por incrível que pareça nos dias de hoje, somente três carros.
Eu achei essa foto na internet e tentei dar uma recuperada nela com o Photoshop e a colori.
Abaixo está a foto original.
Comentários
Postar um comentário