Então estou postando aqui outra foto legendada em que aparecem tanto a Casa de Correção (n°2) quanto a antiga Usina de Gás (n°6).
E como nem todos podem ter visto as fotos anteriores, adaptei neste post o texto com a explicação sobre as duas usinas e a Casa de Correção.
Hoje em dia se fala na Usina do Gasômetro e sua chaminé, cartão postal de Porto Alegre, mas praticamente ninguém sabe que o verdadeiro gasômetro ficava na rua Washington Luiz, a cerca de 200 metros da usina.
"Fundada em 1874, a A Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado foi a primeira usina a fornecer gás para iluminação pública, daí o nome "gasômetro". Inicialmente realizada através de lampiões a óleo, a partir de 1852 a iluminação pública em Porto Alegre passou a utilizar lampiões a gás hidrogênio, até esse sistema não ser mais considerado satisfatório." (fonte: IPHAE)
Nesta foto de 1959 ela ainda aparece, vejam o três cilindros na parte inferior direita da imagem (n° 6).
Como o lugar também era conhecido como "a volta do gasômetro", a outra usina, que usava carvão mineral para produzir energia elétrica, acabou ficando com este nome até hoje, mas de gasômetro mesmo ela não tem é nada. A verdade é que acabou sendo chamada assim por uma questão geográfica.
Ao lado da usina, aparece a antiga Casa de Correção (n° 2), que foi demolida em 1962, ano em que já existia o Presídio Central.
Por causa da casa de correção o local era chamado pela população de "ponta da cadeia", nome que as autoridades não deviam gostar muito.
Até hoje alguns prédios do antigo gasômetro ainda existem. Estão atrás de um muro que começa na esquina da Rua Washington Luiz com a Gen. Vasco Alves e vai até a altura do n° 215 da Washington Luiz.
Cores digitais, autor desconhecido.
Comentários
Postar um comentário