É uma paisagem praticamente irreconhecível quando comparada à vista atual que temos desta grande avenida. Mas logo que a Av. Borges foi inaugurada ela era assim. Foi construída através da demolição e alargamento da antiga Rua General Paranhos, e nesta imagem podemos ver os casarões que existiam na região.
Muito antigamente a Av. Salgado Filho (n° 3) era somente uma travessa, chamada de Rua 2 de Fevereiro. Mas, na década de 1940, na gestão de Loureiro da Silva, foi decidido abrir uma "larga avenida compreendendo as ruas 2 de Fevereiro e Gal. Andrade Neves." Esta larga avenida então foi renomeada para 10 de Novembro, como consta do Decreto 82 de 1939:
"Fica denominada Avenida 10 de Novembro a nova artéria que ligará a Avenida Borges de Medeiros à Rua Misericórdia, abrangendo toda a atual Rua 2 de Fevereiro e parte da Rua Gal. Andrade Neves..."
A Rua da Misericórdia era o antigo nome, até 1952, da Rua Professor Annes Dias, justamente por causa da Santa Casa de Misericórdia estar localizada nesta rua.
Em 20 de Agosto de 1951 a Rua 10 de Novembro passa denominar-se Avenida Senador Salgado Filho.
E podem acreditar, mas aquele cruzamento bem na parte inferior central da imagem é, atualmente, a "Esquina Democrática (n°4). Av. Borges de Medeiros esquina Rua dos Andradas, uma das esquinas mais movimentadas da cidade.
Foto de Ubatuba. Ele estava no edifício Guaspari.
Acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo 029f.
Edição e cores: Martin Flores.
Comentários
Postar um comentário